Terapia Cognitiva Comportamental

A TCC foi desenvolvida na década de 60, na Universidade da Pensilvânia, por Aaron Beck. De formação psicanalítica, na época, ele trabalhava com pacientes deprimidos e portadores de transtornos de ansiedade. Diante das observações dos pensamentos e sonhos desses indivíduos e insatisfeito com as explicações psicodinâmicas sobre a depressão, buscou novos entendimentos que embasassem um tratamento mais eficaz para esse distúrbio. Baseado em pesquisa sistemática e observações clínicas, Beck propôs que os sintomas da depressão poderiam ser explicados em termos cognitivos, como interpretações tendenciosas das situações, atribuídas à ativação de representações negativas de si mesmo, do mundo pessoal e do futuro (tríade cognitiva). Beck passou a diferenciar a abordagem cognitiva da psicanalítica, focando o tratamento em problemas presentes, em oposição a desvelar traumas escondidos do passado, e na análise de experiências psicológicas acessíveis ao invés de inconscientes.

A TCC é uma abordagem estruturada, diretiva, ativa, de prazo limitado, usada para tratar uma variedade de transtornos psiquiátricos (por exemplo, depressão, ansiedade, fobias, queixas somáticas etc.). Ela fundamenta-se na racionalidade teórica subjacente de que o afeto e o comportamento de um indivíduo são em grande parte determinados pelo modo como ele estrutura o mundo. Suas cognições baseiam-se em atitudes ou pressuposições desenvolvidas a partir de experiências anteriores.


O efeito das intervenções psicoterápicas, no cenário contemporâneo, envolve a articulação de conhecimentos teóricos, técnicos, metodológicos e éticos com implicações sociais, políticas, econômicas, que exigem a demonstração concreta de que os tratamentos em saúde mental são efetivos e necessários. Tal efeito pode ser observado através da interação de variáveis relacionadas ao paciente, como aspectos associados ao quadro psicopatológico e comorbidades, relacionadas ao terapeuta, competência, experiência clínica e estilo pessoal, bem como a relação de trabalho estabelecida entre eles, a aliança terapêutica.

 

©  2023 Psicologia Clínica JF. 

Tel. watsapp (32) 98823-0081 - Marli Ferreira

  • YouTube ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • Twitter

Rua Rei Alberto, 108 Sala 1204 - Centro - JF - MG

Tel. watsapp (32) 98819-9098 - Tenório Ferreira

  • YouTube ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • Twitter