Relacionamento Interpessoal

De acordo com a Psicologia e a Sociologia, podemos definir Relacionamento Interpessoal como a ligação, conexão ou vínculo entre duas ou mais pessoas dentro de um determinado contexto. Este, por sua vez, pode ser o ambiente de trabalho, familiar, social, religioso, amoroso ou educacional, por exemplo. Neste sentido, segundo o psiquiatra austríaco Sigmund Freud, considerado o pai da Psicanálise, o homem é, em sua essência, um ser relacional. Isso quer dizer que eu, você e as pessoas ao nosso redor temos esta característica nata.

Por isso mesmo, é da natureza do ser humano se relacionar. Para isso, busca sempre estar vinculado a alguém e alimentar uma intensa troca de energia, conhecimentos e emoções com outras pessoas. Portanto, quanto melhores e mais positivos forem os nossos relacionamentos interpessoais, maiores são as chances de construirmos conexões verdadeiras com as pessoas com as quais convivemos. Para isso, elementos como empatia e respeito são fundamentais.

Melhore seu Relacionamento Interpessoal com o Life Coaching

Se você tem muitas dificuldades em se relacionar e confiar nas pessoas e, inclusive, já recebeu muitos feedbacks em relação a isso, mas não conseguiu avançar e mudar, sozinho, esta situação, saiba que o Coaching pode te ajudar a virar definitivamente esta chave e a construir relacionamentos interpessoais mais positivos. Para isso, é essencial trabalhar no desenvolvimento de aspectos importantes e que são:

Comunicação: foco no desenvolvimento de habilidades de intercomunicação, diálogo positivo, na competência de falar com clareza e de ouvir na essência, de modo que a pessoa sinta-se capacitada a interagir e expor suas ideias.

Interação: o objetivo aqui, além de abrir espaço para que se expresse, é apoiar a que desenvolva a capacidade de criar vínculos e conexões positivas e verdadeiras com os demais, de modo que o ato de interagir seja bom para ela e gere relações confiáveis para sua vida.

Percepção: trabalha para que o indivíduo consiga superar suas crenças limitadoras e experiências negativas em relação ao ser humano. Ou seja, a que assim possa perceber também o que há de bom nas pessoas ao seu redor e, fazer com que também vejam suas qualidades, talentos e competências.

Aproximação: o foco aqui é quebrar os bloqueios e medos, tanto internos com externos, que impedem a pessoa de se relacionar e fazer com que se sinta confortável o suficiente para construir seus relacionamentos interpessoais sem colocar tantas barreiras e restrições.

Por meio de técnicas e ferramentas e de perguntas poderosas de Coaching, que geram reflexão e mudança de mindset, o processo confere o apoio que a pessoa precisa para identificar as razões que dificultam o seu relacionamento interpessoal, bem como para desenvolver estratégias efetivas para superar o problema e ir além em suas relações.

Muitas vezes, as respostas para esta lacuna, estão em situações do passado que não foram ressignificadas ou em decepções ainda não superadas relativas a algum acontecimento ou pessoa. Pode ser ainda fruto de bloqueios emocionais, de uma timidez excessiva ou de uma introspectividade que impede o indivíduo de abrir-se para o outro. Logo, não consegue sentir-se seguro para criar vínculos mais positivos e duradouros com aqueles com os quais convive.

Contudo, seja qual for à razão, o processo de Coaching é um excelente aliado à superação deste obstáculo, que pode tanto comprometer a carreira como as relações familiares, afetivas e sociais. O método ajuda a pessoa a encontrar as respostas para sua dificuldade de se relacionar, a superar crenças limitantes e a traçar estratégias efetivas para vencer seu problema definitivamente.

Além disso, também lhe auxilia a que desenvolva uma melhor comunicação interpessoal, vença os medos e bloqueios que impedem a pessoa de se relacionar e a que, deste modo, conquiste maior qualidade de vida em suas relações interpessoais em todos os sentidos. Maravilhoso, não é mesmo?

Portanto, se você também busca construir e melhorar seu relacionamento interpessoal no trabalho e na vida pessoal, minha dica é – invista em você e procure um profissional, que vai trabalhar seu potencial e desenvolver em você algo que talvez você ainda não tenha descoberto. Aprenda a construir relações mais construtivas, produtivas, bem-sucedidas e extraordinárias!

fonte: ibc

Nossa missão é cuidar da sua saúde mental e emocional.

©  2023 Psicologia Clínica JF. 

Tel. watsapp (32) 98823-0081 - Marli Ferreira

  • YouTube ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • Twitter

Rua Rei Alberto, 108 Sala 1204 - Centro - JF - MG

Tel. watsapp (32) 98819-9098 - Tenório Ferreira

  • YouTube ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • Twitter