A convivência pode ficar complicada, principalmente em alguns momentos, no caso do casal estar passando por momentos de ansiedade ou estresse, até  mesmo a mudança de rotina é  um fator que pode afetar o convívio do casal.

Estamos passando por um momento crucial que chegou sem avisar, um vírus que ameaça a vida humana, e que ninguém estava preparado para enfrentar.

Contudo, ainda que em condições adversas, o melhor que os casais podem fazer é cuidar do relacionamento conjugal, para que quando o coronavirus passar não  deixe feridas profundas no casal.

Além da preocupação com a saúde, tem também a incerteza da situação financeira que são sempre uma fonte de instabilidade  que  somada à ansiedade gerada pela situação, subtrai muito dos recursos emocionais do casal.

Nessa hora é  importante olhar para o relacionamento com bastante cuidado:

1. Procure não  mudar a rotina além do que já  é  preciso.

2. Tenha praticidade. Cuidado com as palavras, com o tom com que fala com o outro. Faça a opção por manter a calma e procurar caminhos para solucionar o problema.

3. Agora é  hora de exercitar a paciência. Seja flexível, não  fique contabilizando pequenos erros, o perfeccionismo nesse momento é  o caos. Lembre-se que o outro não é  perfeito nem você é. Pare de pensar que você sempre tem razão. Use as palavrinhas magicas: Me desculpe, por favor, obrigado, e o mais importante " Eu te amo".

4. Não descuide do diálogo. Aproveite para conversar sobre vocês dois, deixe o outro falar o que está sentindo, fale sobre temas que em outro momento não teria tempo.

5. Faça um esforço para preservar o bom humor. Mesmo em momento difícil é  importante ter bom humor. Mantenha um clima agradável,  procure sorrir, demonstre carinho com o outro, aprecie, faça elogios.

Não permita que esse momento deixe marcas negativas no seu relacionamento.

 

Marli de Carvalho Ferreira

Psicóloga

32988230081

©  2023 Psicologia Clínica JF. 

Tel. watsapp (32) 98823-0081 - Marli Ferreira

  • YouTube ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • Twitter

Rua Rei Alberto, 108 Sala 1204 - Centro - JF - MG

Tel. watsapp (32) 98819-9098 - Tenório Ferreira

  • YouTube ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • Twitter