Rua Rei Alberto, 108 Sala 1204 - Centro - Juiz de Fora - MG
Perinatal Psicológico
Perinatal Psicológico
O pré-natal já é multo conhecido de todas as grávidas. Mas, e o pré-natal psicológico, você conhece? Embora as consultas regulares com o obstetra sejam indispensáveis para a saúde física da mãe e do bebê, o lado emocional também merece muita atenção. Trazer um filho ao mundo produz inúmeras mudanças ao corpo, à rotina, à casa e à vida pessoal. Nesse turbilhão de novidades, contar com o apoio de um profissional especializado faz toda a diferença para passar com tranquilidade por essa fase.
“Não acreditamos que a maternidade seja só cor de rosa e nem só sombria. Ela transita entre os dois lados. Os tons mais suaves e mais calmos e remetem à alegria e ao amor, enquanto os lados mais escuros são as dores, as dificuldades, as angústias. Às vezes, estamos de um lado, às vezes, de outro, ou no meio deles”, explica a psicóloga Marli C. Ferreira. “É importante desmistificar a maternidade ideal e os seus padrões para preparar a mulher para a chegada do bebê”.
ALGUMAS DUVIDAS:
Qual a importância do perinatal psicológico?
A chegada de um filho mexe com a mulher de diversas formas. A mudança física é a mais aparente. Mas o novo bebê também muda o ambiente, o casal, a vida social. A mulher que era filha e profissional passa a ser mãe. A maternidade interfere em todos os outros papeis que a mulher desempenha. Quanto mais preparada ela estiver, melhor vai conseguir lidar com as mudanças. O intuito do perinatal psicológico é prevenir adoecimentos. Pesquisas mostram que mulheres que participam desse acompanhamento pré-natal tem menores índices de depressão pós-parto.
Como acontece o perinatal psicológico?
Pode acontecer individualmente, em formato parecido com uma terapia. Em alguns momentos, o pai é convidado para participar também, assim como outras pessoas que compõem a rede de apoio, como os avós. Também pode ser feito em grupos, com diversas gestantes ao mesmo tempo, compartilhando momentos e experiências da gestação. Mas em nosso consultório o atendimento é somente individual, com isso a gestante terá muito mais atenção em sua jornada pré-natal. A consulta individual dura aproximadamente 50 minutos, o tempo de uma terapia comum.
Geralmente sem um acompanhamento perinatal psicológico, a mulher fica só no mundo da fantasia, nem tudo sai do jeito que se imagina. Quando podemos falar sobre isso, é possível se prevenir. Não queremos desconstruir os sonhos das mulheres, mas dar base para que eles aconteçam.
Quais são as questões mais frequentes que as gestantes trazem?
Elas se perguntam como vai ser essa mudança, se serão capazes de ser mães, se vão dar conta do que vem pela frente. Também têm muita dúvida relacionada ao parto. É comum chegarem com desejo de parto natural e sentirem medo não conseguir parir e de não conseguir amamentar.
E quando a mulher sabe que está esperando um bebê especial?
Tudo o que foge do que seria considerado normal mexe diretamente com a gestante e a família, então ela merece um acolhimento diferenciado. Os casos de luto também, quando as mulheres já tiveram histórico de óbito fetal.
O perinatal psicológico tem se popularizado nos últimos tempos?
Ele cresceu muito nos últimos anos. Hoje em dia, está se falando mais sobre isso, mas ainda é pouco em comparação à necessidade. As pessoas estão mais sensíveis para esse cuidado. Mas algumas mulheres ainda pensam que a depressão pós-parto pode acontecer com a vizinha e não com ela.
Marli de Carvalho Ferreira
Psicóloga
Especialista Perinatal Psicológico
CRP 04/48245